O Galo Futebol Americano se sagrou tetracampeão da Conferência Sudeste na tarde-noite deste sábado (11), ocorrido no Centro de Treinamento Esportivo. O alvinegro venceu o rival Cruzeiro por 27 a 0. Foi a primeira vez que ambas as equipes se enfrentaram em uma competição no âmbito nacional, decidindo uma vaga rumo à semifinal do Brasil Bowl.
Os destaques individuais ficaram com Lucas Caravita, quarterback da equipe; Guilherme Stutz, e Roberto Schor. O front defensivo do Esquadrão teve ampla relevância forçando 3-and-out e turnovers importantes, o que fez o alvinegro gastar relógio suficiente para escoar o tempo. Além do Quarterback titular, o front ofensivo também teve boa atuação. Apesar da substituição de Quarterbacks, C.J. Howard entrou bem e auxiliou a equipe a erguer a taça da Conferência.
Agora, o time alvinegro enfrentará, já pela semifinal da Liga BFA, o Sorriso Hornets.
Entenda o jogo:
O kickoff começou com o Galo Futebol Americano recebendo a bola. O primeiro drive da equipe atleticana resultou em uma campanha corrida com a bola, movendo as trincheiras e gastando o cronômetro. O jogo corrido assim prevaleceu. Já em território ofensivo, Lucas Caravita acionou Victor Vilaça em jogada aérea para abrir o marcador alvinegro.
Em seguida, o Cruzeiro começou a sua campanha sendo barrado pela defesa alvinegra. Em virtude de algumas faltas ocasionadas pela equipe celeste, o time ficou em situação de 3&12 e devolveu a posse de bola ao adversário. Stutz foi o Defensive Lineman que originou o 3-and-out para o Esquadrão.
Durante o primeiro período, Caravita fez uma corrida para si mesmo, mas foi parado pela defesa celeste. O Quarterback arriscou novamente com Vilaça, mas o passe foi ruim. A posse de bola, portanto, voltou à equipe visitante. O encerramento do primeiro período resultou a uma posse de vantagem para o Galo FA.
2º Quarto:
O ataque cruzeirense tentou novo avanço em seu primeiro drive do segundo período. Schor interrompeu ocasionando um tackle for loss. Durante o segundo quarto de partida ambas as defesas tiveram bom trabalho — a equipe celeste barrou as trincheiras atleticanas quanto ao jogo terrestre, forte arma da equipe. O ataque do Galo FA escaneou e escalou o pocket; em seguida escalou o pocket e conectou novamente com o Wide Receiver atleticano. Vilaça fintou três, com auxílio de Marlos Reis gerando bloqueios fundamentais contra a defesa, e correu livre para a endzone, ampliando o marcador.
A equipe visitante tentou trabalhar mais com as rotas curtas e laterais. Durante o jogo foi aplicado ao Galo FA falta por conduta antidesportiva. A equipe da Raposa teve bom desempenho terrestre e chegou à redzone, mas Stutz forçou um tackle for loss. Na última tentativa celeste, Morais interceptou e deixou o alvinegro em boa posição de campo. O Quarterback atleticano procurou o fundo e conectou com Ryan David para ampliar o marcador e ir para o intervalo com vantagem de 21 pontos após os 3 Field Goals convertidos pelo Kicker Lucas Valente.
3º Quarto:
O jogo ficou truncado após o Esquadrão abrir três posses de bola frente ao rival local. A Raposa tentou sua primeira investida terrestre; ineficiente. O Esquadrão voltou ao ataque já com C.J Howard, o segundo Quarterback alvinegro — logo após um 3-and-out celeste. A estratégia do time mandante era jogar com o auxílio do relógio. O jogo se tornou mais físico e o Galo FA forçou uma 4ª descida, ocasionando turnover-on-downs. Apesar da ineficiência atleticana, o Cruzeiro também se complicou, devolvendo a posse de bola após bom trabalho defensivo do oponente. No retorno do punt, Ryan David chegou a linha de 3 jardas. Na corrida, Ariel recebeu a bola das mãos de Howard e consagrou a equipe ao colocar 27-0 no placar. Lucas Valente, porém, errou o field goal.
4º Quarto:
A secundária atleticana foi eficiente parando a equipe cruzeirense. A consistente defesa alvinegra forçou tackles para perda de jardas, o que ajudou na construção do resultado alvinegro. O fim de jogo se alastrou com inúmeras faltas de ambos os lados. O defensive lineman Aquila Carvalho foi expulso após duas faltas pessoais no jogo. O Cruzeiro teve um field goal longo para ao menos abrir o seu contador. Chaw chutou e a bola foi para fora. O fim do jogo consagrou o Galo tetracampeão da Conferência Sudeste.
Comunicação | Gabriel Francisco
Comments